quinta-feira, 15 de agosto de 2013

[Dicas] Como estudar sozinho para concursos



A seguir, algumas dicas para os que estudam sozinhos para concursos, isto é, dos que não frequentam cursos preparatórios e não estudam em grupos:






Mantenha o foco.

É o mais difícil para quem estuda sozinho. Lembre-se dos motivos que te levaram a escolher a carreira pública. Se achar interessante, fixe cartazes motivadores com palavras como “independência”, “estabilidade” e o valor da remuneração do cargo que escolheu. 




Siga o planejamento. 

Organize seu tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Seja disciplinado.




Internet somente após os estudos.

No momento que estiver estudando, desligue o celular e a internet. O segredo para um bom rendimento é a concentração.Escolha um local tranquilo para estudar, com poucas chances de distrações ou interrupções.




Leia entrevistas e depoimentos. 

Ler matérias, entrevistas de especialistas ou depoimentos com aprovados ajuda a motivar e orientar nos estudos.




Participe de palestras.

Há muitos eventos gratuitos promovidos por cursos preparatórios presenciais, telepresenciais ou pela internet. Além de orientações de estudos, também são oferecidas aulas e até cursos gratuitos. Aproveite. [Exemplo.]




Seja ativo nas redes sociais.

Participar de grupos específicos para concursos nas redes sociais como Facebook é uma ótima maneira para ficar motivado e atualizado. Mas cuidado: escolha grupos com os quais realmente se identifique, pois, dependendo do grupo poderá desanimar. Inscreva-se nas redes sociais dos veículos especializados em concursos para receber as notícias em primeira mão.




Escolha com cuidado o material didático.

Para quem estuda sozinho, o material de estudos é de fundamental importância. Deve ser atualizado, conter os conteúdos programáticos, ser de boa procedência, didático e direcionado para concursos. Uma boa dica é visitar a seção de concursos nas grandes livrarias ou visitar uma livraria especializada. Folhear o livro antes da compra e ler alguns trechos permite analisar se a forma que o autor escreve nos agrada. Você também pode consultar em fóruns especializados a opinião de outros candidatos sobre estes materiais. A sugestão é escolher um bom livro texto para cada matéria.




Resolva muitas provas anteriores.

Para ser aprovado, além do conhecimento da matéria é necessário ter boa velocidade na resolução das questões. Quanto mais questões o estudante resolver, maior será a sua velocidade de resolução. Encontramos as provas anteriores em sites especializados, nos fóruns e nos sites das empresas organizadoras. Mas cuidado: em matérias com atualizações constantes, como as da área jurídica, resolva somente as provas mais recentes.




Participe de simulados.

Muitos cursos preparatórios realizam simulados gratuitos inclusive com a divulgação do ranking das notas. É uma oportunidade real de verificar os seus estudos.




Assim, com planejamento, estudo e aproveitando as oportunidades oferecidas (principalmente pela internet) um aluno disciplinado que estuda sozinho estará em igualdade de condições para ser aprovado no concurso que desejar.


Bons estudos e sucesso na carreira pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário