quinta-feira, 22 de agosto de 2013

[Dicas] Macetes da FCC



Língua Portuguesa:



A prova exige grande atenção aos detalhes, além, obviamente, de conhecimento da matéria.




Muito cuidado com as palavras sublinhadas na questão. Observe que geralmente a pergunta diz respeito somente à palavra ou palavras sublinhadas. É comum o candidato esquecer esse limite claro da questão e esquecer ou incluir o artigo, respondendo de forma errada.


Atenção máxima para o que o texto dado realmente diz. Não marque opções de interpretação que dizem o que o texto não disse. Parece óbvio, mas é fácil o candidato misturar aquilo que ele sabe ou acredita, com aquilo que o texto está dizendo. Tente se fixar apenas naquilo que o TEXTO está afirmando, circule os verbos principais das frases, observe qual ideia principal o autor está defendendo. Não vá além do que o texto diz.


No caso, específico, da questão que pede que você DEPREENDA o que o autor falou, é preciso redobrada atenção. Você precisará deduzir a ideia defendida pelo autor ou INFERIR seu pensamento. Novamente, a chave está no que o texto realmente diz e não nas suas crenças pessoais. Se o autor defende que Hitler foi um líder bondoso e corajoso, depreende-se que o nazismo foi bom. Não interessa se você acha essa ideia louca, interessa o que o autor está dizendo. Então, novamente, cuidado para não misturar aquilo que você acredita com aquilo que o autor acredita.





Matemática:






Se você não tem um excelente raciocínio lógico-matemático, só há uma chance de ser aprovado: preparação antecipada! As questões exigem pouco cálculo e muita “leitura matemática”, esse é o tipo de questão explorada. Basta entender o problema e a solução está próxima! Então, a primeira dica é no sentido de você praticar, o máximo possível, os tipos de problemas propostos nas provas da Fundação Carlos Chagas. Estude através de provas anteriores, resolvendo os problemas. Se possível, peça ajuda a amigos ou faça um cursinho de matemática para concursos. Sem preparo antecipado, dificilmente você alcançará um bom resultado. A notícia boa é que se você conhece os tipos de problemas, notará que eles se repetem em várias provas. Outra boa nova, é que uma vez compreendido o problema, a solução é rápida. Não são questões trabalhosas, mas requerem muito raciocínio e, claro, atenção aos detalhes, “a marca registrada” da FCC.





Legislação:






A FCC costuma exigir, também nesse campo do conhecimento, muita atenção aos detalhes. Mas a prova de legislação não é difícil para quem estudou. As questões abordam a letra da lei, a chamada lei seca. Eles não vão pedir que o candidato filosofe sobre a lei, mas vão pedir que você tenha decorado a lei ou que, pelo menos, a tenha na ponta da língua. Todavia, para cargos de nível superior, além de decorar a lei, será exigido algum conhecimento de jurisprudência. Para cargos de ensino médio, basta decorar para a aprovação estar garantida na matéria.


Atenção para as citações inclusas nos artigos listados no Edital. Se, por exemplo, o Art.20 da lei 8.112 foi pedido no Edital, queira notar que no referido Art. 20, §4º, estão citados os arts. 81, 94, 95 e 96. Ou seja, não estude apenas o Art.20, mas também os artigos citados no Art.20! As vezes a FCC anula uma questão que constava indiretamente no Edital, mas as vezes não anula, então, na minha opinião, é melhor estudar tudo.


O desafio da prova de legislação está no grau de firmeza do seu domínio das leis, pois a banca irá misturar atribuições, responsabilidades, princípios e conceitos e espera que você saiba reconhecer o que está misturado e apontar o que está certo ou o que está errado. Decore a lei, ou chegue muito perto disso, e a prova parecerá fácil. É prova que recompensa quem estudou a lei seriamente e da forma exigida pela banca examinadora.





Conhecimentos específicos:




A FCC atribui pesos diferentes às questões, geralmente pontuando mais alto as questões de conhecimentos específicos. Adicionalmente, utiliza cálculos de desvio padrão para cada questão, de modo que é difícil saber que conteúdo terá real valor maior. Não vejo necessidade de preocupação excessiva com esses cálculos, salvo se houver algum acontecimento que motive isso. O que interessa mais é dominar os conteúdos que serão cobrados. Deixe para se preocupar com médias depois que fizer a prova.



É difícil falar dos conteúdos específicos, justamente devido a especificidade de cada cargo. Como diretriz geral, valem as orientações já dadas: muita atenção aos detalhes e à bibliografia indicada. A FCC certamente não exigirá conteúdo ambíguo ou impreciso, os conceitos dos autores serão textuais, exigindo leitura muito atenta das obras e compreensão clara. A diferenciação, igualmente clara, entre pensadores e escolas, também é bastante cobrada.



- Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário