sexta-feira, 23 de agosto de 2013

[Dicas] Macetes para Cesgranrio


A banca Cesgranrio é a grande responsável pela organização de concursos das principais estatais, tais como: Petrobrás, Caixa Econômica e BNDES. Normalmente, suas provas são compostas de questões com 5 alternativas mais uma prova discursiva, que costuma ser realizada no período da tarde.

O perfil desta banca é bastante parecido com o da FCC na abordagem das questões, pois são questões diretas, mas ao contrário do que faz esta, a Cesgranrio explora mais o edital, tornando-se pouco previsível os tópicos que serão cobrados em prova. Por isso, o candidato já deve estar familiarizado com grande parte das matérias quando sair o edital, pois não terá tempo hábil para estudá-lo por completo e obter um bom rendimento após sua publicação

Além disso, costuma explorar bem a letra de lei, porém um pouco mais a doutrina do que a FCC, ainda que de maneira não muito aprofundada, assim como a jurisprudência, destacando-se sempre o entendimento majoritário dos tribunais. Assim, mais uma vez friso a importância de um estudo anterior ao edital, bem como a leitura dos informativos do STF, STJ e TST.

Uma ótima dica para leitura de informativos são os livros que possuem informativos organizados por matéria e tema, há várias versões destes livros no mercado. Há também muitos sites especializados no tema como: Jurisprudência e Concursos e Esinf. Inclusive, alguns cursos preparatórios já oferecem a alunos e não alunos resumos dos informativos separados por temas.

Suas questões são bem diretas e objetivas, mas isso pode causar um grande problema ao concurseiro que, por desatenção, pode acabar caindo em muitas das pegadinhas apresentadas pela banca.

Outra característica bem peculiar sua é a diferente pontuação que estabelece entre as questões, tanto objetivas quanto subjetivas, embora esta divisão não tenha ocorrido na última prova de advogado da Petrobrás/2011. Assim, sempre que a prova apresentar esta diferença na graduação das questões, sugere-se ao candidato iniciar a prova pelas questões que valem mais pontos.

Não há segredo, a melhor forma para se familiarizar com a banca e tipo de questões que encontrará no dia de sua prova é a partir da resolução de provas anteriores, esta premissa deve ser adota sempre para a obtenção de um resultado positivo! Quanto mais você praticar mais confiante se sentirá e menos surpresas terá no dia da prova.

- Bons estudos.

[TEC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário